Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Importância da gestão fiscal para uma empresa

Para entender a importância da gestão fiscal para uma empresa, é necessário compreender o significado do termo. Trata-se da área responsável por gerir toda a parte tributária do negócio – o que significa gerir qualquer tipo de atividade que possua relação com esses tributos, visando deixar seu planejamento balanceado e em dia.

A gestão fiscal ocorre de maneira fluida quando existe interação com os demais departamentos da empresa. Isso ocorre porque diferentes áreas podem realizar rotinas que afetam diretamente as questões tributárias.

Mas, apesar de sua alta relevância, nem todos os gestores conseguem enxergar com clareza o papel da gestão fiscal e de todos os benefícios que a mesma traz. Conheça alguns exemplos:

  • Fornecimento de informações assertivas para a administração
  • Apoio na definição de metas
  • Auxílio na organização do processo de planejamento
  • Contribuição para obter maiores margens de lucro

A legislação tributária de nosso país é bastante complexa. Além disso, mudanças nas leis são observadas anualmente, o que dificulta (e bastante) para que as empresas definam seu regime tributário entre as opções de lucro real, lucro presumido, simples nacional e lucro arbitrado. A consequência é que muitas delas acabam pagando mais impostos do que realmente deveriam graças a uma escolha mal feita. E essa realidade, alinhada a uma má gestão fiscal, culmina em prejuízos que podem levar empreendimentos à falência.

Quando realizada de forma correta, a gestão fiscal consegue não somente detectar o regime tributário mais indicado para a empresa, mas também definir a urgência de um sistema para controle interno dos dados. Deve-se levar em consideração que a gestão fiscal é igualmente encarregada dos cálculos que podem prever e remediar prejuízos.

Gestores dos mais diversos tipos de negócios, independentemente de seu porte, alegam dificuldade em manter o pagamento de impostos em dia. Contudo, a verdade é que toda empresa precisa estar em situação regular com o Fisco, do contrário a legislação pesará em qualquer meta que seja estabelecida, seja ela de curto, médio ou longo prazo.

Há diferença entre o pagamento dos tributos acontecer fora da data limite ou ser simplesmente ignorado. No primeiro caso, caracterizado como atraso, as punições são mais leves. Todavia, no segundo caso, a receita se vê em seu direito de mover ações referentes à sonegação fiscal. Logo, funcionários podem ter seus nomes envolvidos e podem ser responsabilizados judicialmente. Já a empresa arca com penalidades ainda mais pesadas, podendo ocorrer:

  • Bloqueio de bens
  • Perda do direito de iniciar novos processos por posse de “ficha suja”
  • Aplicação de multa em valor superior ao inicialmente devido
  • Perda de confiança de outras empresas para o estabelecimento de parcerias
  • Futuro aumento do rigor dos órgãos fiscalizadores perante demais prestações de conta

Para evitar que eventos como esses acometam a empresa, invista em uma boa e eficiente gestão fiscal. Veja quais são os passos para tornar disso uma realidade:

  • Contratar experientes profissionais para compor a equipe de contabilidade
  • Estruturar a equipe de TI para trabalhar com a Contabilidade em sinergia
  • Adquirir tecnologia para otimizar os processos contábeis
  • Possuir uma diretoria com plenos conhecimentos dos tipos de impostos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*