Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Entenda como abrir sua empresa

A abertura do próprio negócio é um grande passo, o qual despende múltiplos tipos de recurso. Para zelar pelo retorno de investimento financeiro, de intelecto e de tempo, é recomendável seguir dicas que aumentam significativamente as chances de sucesso na abertura de sua futura empresa.

  • Escolha do nome

Aqui se abre espaço para a criatividade, porém sem esquecer que o nome da empresa deve fazer jus às atividades que a mesma exerce, bem como os produtos e/ou serviços que comercializa. E, para evitar possíveis processos judiciais, garanta que sua escolha final já não foi registrada por outro empresário. Em outras palavras, o nome de sua empresa precisa ser único e, caso já seja utilizado por um empreendimento, deverá ser trocado. Verifique a disponibilidade do mesmo na Junta Comercial, onde constam todos os registros regularizados.

  • Definição do estabelecimento

Caso tenha interesse em montar um espaço físico para sua empresa, no qual clientes e potenciais compradores poderão ser atendidos, então se torna necessária a busca por um imóvel. Averigue regiões habitadas ou frequentadas por seu público-alvo para garantir que a loja seja facilmente encontrada e que também seja uma peça de divulgação da marca para transeuntes. Tenha em mente que o imóvel poderá carecer de reformas e demais adaptações e isso implica em mais investimento.

  • Estruturação de equipe

Recrute e selecione bons profissionais para lhe dar suporte na rotina administrativa. Atente-se aos meios pelos quais encontrará candidatos de perfil compatível e considere prover treinamento para que executem suas funções da maneira que você idealizou. Para cuidar do departamento financeiro, invista em um bom contador. Esse profissional é de suma importância para negócios em estágio inicial, pois será ele que cuidará de assuntos delicados, assim como enquadramento ao regime tributário e outras adequações à lei.

  • Elaboração de contrato social

Tal documento formalizará seu negócio e proverá o registro de diversas informações ligadas à sua empresa. O contrato social não pode conter informações incorretas e, por essa razão, recomenda-se a contratação de um advogado para elaborá-lo livre se falhas. Para adiantar o processo, você pode juntar a documentação requerida para o arquivamento do ato constitutivo. São eles:

– Contrato Social (3 cópias)

– Ficha de Cadastro Nacional (1 cópia)

– Requerimento padrão fornecido pela Junta Comercial (1 cópia)

– Comprovantes da regularização do pagamento das taxas pertinentes

  • Geração de CNPJ

Após ter todos os documentos mencionados no ponto anterior, lhe resta solicitar a geração do NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Somente então é que surge o CNPJ de sua empresa, caracterizando-a como contribuinte. Esse passo do processo pode ser realizado no site da Receita Federal.

  • Obtenção do alvará de funcionamento

Com endereço escolhido e estabelecimento firmado, o último passo consiste em se dirigir até a prefeitura da cidade onde a empresa ficará localizada e obter o alvará de funcionamento. Há variação quanto aos documentos que compõem a lista de exigências – no entanto, não são dispensados:

– o preenchimento do formulário concedido pela prefeitura

– a aprovação da consulta previamente realizada do endereço

– contrato social (1 cópia)

– CNPJ (1 cópia)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*