Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Saiba tudo sobre contabilidade para o mercado digital

Estamos assistindo à ascensão do mercado digital e ao surgimento das possibilidades que envolvem a prestação de serviços. Logo, a contabilidade assume sua importância e se torna uma grande aliada dos empreendedores do universo digital que almejam obter resultados satisfatórios em seus negócios. Vejamos a seguir como unir as duas áreas que precisam andar lado a lado para que o sucesso se concretize.

O mercado digital, por definição, engloba qualquer forma de comércio de produtos e serviços que utilize a Internet como ferramenta. Podemos citar como exemplos sites, páginas de e-commerce, os chamados infoprodutos, entre outros. É comum observamos a informalidade do meio, sendo que os empreendedores muitas vezes investem na criação de blogs e endereços eletrônicos para lançar seus portfólios. E, com o passar do tempo, ao perceberem que se trata de uma oportunidade bastante lucrativa, aumentam o nível de profissionalismo e injetam verba em suas atividades.

Quando falamos de contabilidade para o mercado digital, logo pensamos em organização financeira para gerir sabiamente o negócio de empreendedores como blogueiros, produtores de conteúdo, influenciadores de redes sociais, etc. Sim, a inferência está correta, porém é vital reconhecer a importância da contabilidade para os demais processos relevantes, incluindo a captação de novos clientes e o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos.

Cientes de tal realidade, partimos então para uma breve análise da dinâmica que circunda os empreendimentos digitais. Claramente o funcionamento não é o mesmo daquele que ocorre com negócios que funcionam exclusivamente em espaços físicos. As discrepâncias começam a ser listadas no horário de funcionamento – uma vez que uma página na Internet fica disponível o tempo todo para a circulação de clientes potenciais, o atendimento da respectiva empresa não pode se dar ao luxo do descanso.

Mas afinal, como a contabilidade pode contribuir no que diz respeito ao zelo pela saúde financeira de um empreendimento digital? Tudo começa com os ajustes que são realizados de modo a respeitar a identidade de um negócio inserido nesse mercado. Listamos abaixo dois pontos que merecem maior destaque:

  • Terceirização da contabilidade no mercado digital: Organize-se contabilmente para não atrasar pagamentos e evitar o recebimento de multas. Episódios dessa natureza podem afetar a imagem de seu negócio, podendo se tornar irreversíveis aos olhos dos seus consumidores. Caso conte com a terceirização do serviço, se certifique de buscar, acima de tudo, o profissionalismo que passa sensação de segurança. Diversas consultorias oferecerão propostas aparentemente irrecusáveis, contudo nem todas possuem a expertise requerida para a sua realidade. Fique atento sempre. Após selecionar a consultoria que representará seus interesses, você se absterá de preocupações como formalização da empresa e classificação de porte, pagamento de impostos e emissão de notas fiscais por prestação de serviços ou venda de itens.
  • Administração contábil própria: Ao optar por administrar a contabilidade de seu negócio digital por conta própria, não deixe de se informar a respeito de todas as burocracias. Você precisará se lembrar de prazos, preencher formulários, solicitar a emissão de documentos – e qualquer erro processual pode culminar em dores de cabeça.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*