Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

O que é planejamento tributário e como fazer

O planejamento tributário é derivado do conjunto de ações tomadas a partir da análise que visa proteger a operação da empresa. Deve-se levar em consideração que os impostos elevados demandam a ponderação de escolhas legais que possuem impacto direto no pagamento de tributos e demais cobranças.

O planejamento tributário, quando bem gerido, permite o atingimento de objetivos importantes:

  • Pagamentos desnecessários: Alguns tributos não são obrigatórios, mas o desconhecimento desse fato pode fazer com que empresas desperdicem seus recursos.
  • Redução de valores: Tributos precisam ser pagos. No entanto, o planejamento possibilita que os valores recolhidos sejam reduzidos mediante a redução de alíquota, por exemplo. A mudança de base também causa esse efeito.
  • Retardamento de obrigações: Caso a redução dos valores falhe, o retardamento surge como uma alternativa. A empresa pode optar entre método de caixa ou método de competência para preservar seu caixa.

O processo de planejamento tributário é dividido em 4 etapas:

  1. Monte sua equipe multidisciplinar, já que o planejamento é complexo demais para ser feito por uma única pessoa. Recrute colaboradores que tenham pleno conhecimento do negócio e alinhe detalhes com tributaristas e contadores.
  2. Determine prazos para a execução das tarefas a serem delegadas aos colaboradores da equipe multidisciplinar, a fim de estabelecer um cronograma organizado.
  3. Reúna informações advindas das bases de cálculos principais, assim como o faturamento, as compras, as despesas operacionais, os serviços contratados pela empresa, as margens de lucro alinhadas ao exercício da atividade econômica da empresa, as despesas ligadas às folhas de pagamento, os investimentos feitos para incrementar o negócio, a formação do quadro de sócios, etc.
  4. Simule todas as tributações que recaem sobre a empresa para conseguir projetar todos os cenários possíveis.

As mencionadas simulações devem abranger os seguintes pontos:

  • Compras: Os créditos tributários, a substituição tributária e o diferencial de alíquotas sofrem as consequências graças às possíveis alterações simuladas.
  • Receita: Eventuais alterações têm o poder de afetar não somente o mercado de atuação da empresa, mas também as preferências de compra de seus consumidores.
  • Mão-de-obra: Pense como os recursos humanos da empresa são afetados com mudanças tributárias.
  • Lucros: Tributos modificados igualmente alteram itens operacionais e isso afeta os lucros obtidos pela empresa, geralmente puxando-os para baixo.
  • Despesas operacionais: Mediante o estabelecimento de novas metas para que resultados diferenciados sejam atingidos, o cuidado com os gastos deve ser redobrado.
  • Premissas: Se as projeções apontaram para eventuais riscos de autuação ou de interpretação dúbia, a empresa carece de orientação e zelo.

Conforme mencionado, o planejamento tributário requer a junção de múltiplos indivíduos para que formem uma equipe capaz de cumprir com todas as requisições que fundamentam cada etapa do processo. Configure seu time a partir das dicas a seguir:

  • Colaboradores existentes: O estudo pode ser conduzido com o auxílio de elementos internos da empresa. Aqueles que já compõem o quadro de funcionários dominam as operações como mais ninguém.
  • Consultorias externas: Terceirizar o planejamento tributário pode ser uma alternativa, mas é recomendável que alguém de confiança acompanhe tudo de perto. Insira nesse meio alguém que assuma o papel de conciliador, caso haja tensões.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*