Você precisou retirar uma certidão negativa de débito alguma vez na vida e nunca teve ideia do que isto seria?

Empreender é isto mesmo e todo dia uma nova oportunidade para aprender mais aparece.

Como se não bastasse os obstáculos do dia-a-dia empresarial, de repente, um dia você recebe uma lista com vários documentos que são necessários providenciar, porém, você não sabe por onde começar. Entre eles estão, cópias autenticadas, licenças municipais, estaduais, federias e por aí nós estamos apenas começando!

Em certo ponto da sua vida, você precisará emitir um certo documento que vai te causar uma certa confusão. Estou falando das famosas CND, Certidão Negativa de Débito. Cama uma delas tem um caminho específico para você consegui-las.

Entre elas temos a CND Receita Federal, CND FGTS, CND Trabalhista, certidão negativa estadual, certidão negativa municipal, etc.

As CND’s servem para confirmar que não haja pendências financeira e/ou processuais em nome de determinada pessoa física, jurídica ou até mesmo um bem móvel ou imóvel. Este documento serve justamente para comprovar a situação de regularidade, o que é muito importante para quem tem um negócio a gerenciar.

Você pode estar se perguntando agora por que você precisa destas certidões se tem a certeza de que seu nome está limpo, certo?

Ao realizar uma consulta no site da Receita Federal sobre seu CPF ou em órgãos de proteção ao crédito com o SPC e SERASA, não seria suficiente?

Precisamos entender que estamos falando de diferentes procedimentos, com diferentes exigências e validades. Estas consultas básicas servem para você ser informado sobre uma situação, mas raramente é aceita como caráter de comprovação, como acontece com um CND.

Separamos abaixo alguns links importantes para Certidões Negativas de Débitos Fiscais: