Você sabe o que é o Imposto de Renda?

 

Ele significa o valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao governo federal, em que a porcentagem de desconto é definida pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto.

O imposto que o trabalhador paga chama-se IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativas dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). Todos os trabalhadores que possuem um rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo é obrigado a apresentar esta declaração.

No Brasil, a Receita Federal é o órgão responsável pelo recolhimento do imposto de renda. Em seu website encontra-se vários documentos e softwares necessários para a elaboração da declaração do imposto de renda. Ela também é responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes para verificação da veracidade. A “malha fina” é o termo popular para este procedimento.

 

Restituição de Imposto de Renda?

 

A restituição do IR significa que o trabalhador irá receber um determinado valor após o balanço feito entre rendimento anual e despesas com saúde, educação, etc. IRPJ (Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica) é o nome do imposto pago pelas empresas.

 

Seguem abaixo alguns links importantes para consulta: