Fazer o planejamento tributário ajuda a reduzir custos, definir o preço do seu produto e conhecer sua margem de lucro com mais propriedade, além de evitar sustos inconvenientes com tributos no futuro. Esse cálculo, quando bem feito, pode fazer você descobrir que está gastando mais do que deveria com tributação, e apontar caminhos mais econômicos e sustentáveis para sua empresa.

Hoje, 28% dos empreendedores apontam a alta carga tributária e a complexidade contábil como o principal obstáculo para o crescimento de suas empresas. Os desafios tributários para o empreendedor brasileiro vão desde a escolha do regime de apuração até a emissão de notas fiscais e folhas de pagamento.

Mais importante do que se queixar dos impostos, é conhecê-los a fundo e saber a melhor forma de organizar sua empresa para economizar dentro da lei. Além disso, contar com uma boa consultoria fiscal e tributária é indispensável na redução de custos e no aumento da lucratividade e competitividade em qualquer atividade empresarial.

Quer outro bom motivo para realizar o Planejamento Tributário? Que tal o grande aumento da carga tributária no Brasil nos últimos anos? Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), no ano de 1988, essa carga fiscal em relação ao PIB do país representava 20,01%. Em 2014, esse percentual subiu para 35,42%. Com esse crescente aumento, as empresas precisam estar cada vez mais atentas aos custos tributários e buscar alternativas legais para que os resultados sejam satisfatórios.

Além disso, vale lembrar que na Lei das SA’s fica evidente que é dever legal do administrador zelar pela situação financeira da empresa. Nesse sentido, conhecer também a legislação e trabalhar o Planejamento Tributário da companhia é um dos diferenciais que podem resultar em um orçamento empresarial eficaz.

Fonte: https://www.treasy.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *