Gestão Empresarial – entenda o que é e como fazer
A gestão empresarial é de suma importância para que o desempenho da empresa seja acompanhado de perto e para que eventuais problemas e riscos possam ser controlados. Tal prática é capaz de identificar os pontos de melhoria, as forças da empresa e as oportunidades mercadológicas que culminam em crescimento, lucro e sucesso. Consequentemente, a organização como um todo se adequa às exigências de seus públicos de interesse.
Mas o que é gestão empresarial afinal? Trata-se da administração de todas as áreas de empresa, incluindo o departamento operacional, financeiro, de estoque, de marketing, de Recursos Humanos, etc. Quando problemas afetam qualquer uma delas, aplica-se o processo de diagnóstico para que os fatores sejam encontrados, analisados e revertidos.
A gestão empresarial é baseada na adoção de estratégias que visam manter a empresa forte no mercado no qual está inserida. Planos traçados com inteligência comercial também são relevantes a partir do momento em que direcionam esforços de comunicação. Com isso, a empresa tem prioridades, identidade e rumo definidos.
Os benefícios da gestão empresarial englobam os seguintes pontos:
- Precisão nos resultados através da adoção de indicadores de desempenho;
- Controle dos gastos e valorização dos recursos da empresa;
- Avaliação dos processos internos para a identificação de falhas;
- Visão ampla do funcionamento de cada uma das áreas;
- Monitoramento da concorrência em caráter de comparação e estudo de mercado.
A gestão empresarial é decisiva para que o diagnóstico do negócio aponte para um futuro próspero. Além disso, são identificados os aspectos de cada departamento que carece de acompanhamento próximo. Se a equipe de marketing, por exemplo, vem apresentando desempenho abaixo do satisfatório, pode ser necessária a intervenção especializada para fazer com que ela volte a ser eficiente como no passado.
Existem ferramentas que facilitam a gestão empresarial e que dão embasamento às tomadas de decisão por parte dos gestores do empreendimento. Vejamos 2 exemplos recorrente na realidade sobre a qual estamos falando:
- Matriz MCG
É a ferramenta de gestão empresarial pautada na participação de mercado e que classifica os produtos e serviços do portfólio de uma empresa em tipos de fonte de receita:
– Estrela: Itens dessa classificação possuem ampla participação de mercada, são tentáveis e têm suas vendas em ascensão constante.
– Vaca leiteira: Itens que provêm lucro, mas que estão inseridos em um mercado estagnado.
– Ponto de interrogação: O mercado em si é promissor e apresenta potencial de crescimento bastante relevante, porém há incerteza quanto a inserção de produtos e serviços devido a necessidade de altos investimentos sem retorno plenamente garantido.
– Abacaxi: Os itens não rendem mais lucros e podem ser descontinuados do portfólio da empresa.
- Matriz GUT
Sigla para Gravidade, Urgência e Tendência. A análise feita por meio dessa ferramenta permite a elaboração de planos rápidos e efetivos na solução de problemas.
A Gravidade analisa o tamanho do impacto que a empresa pode sofrer mediante a existência do problema em questão. A urgência, por outro lado, configura o prazo ideal para que ele seja solucionado. E, por fim, a Tendência estuda como o problema pode evoluir com o passar do tempo.