Por que ter uma orientação contábil no seu negócio?
Realizar a boa administração contábil da empresa culmina em um planejamento estratégico melhor estruturado, visto que os procedimentos da mencionada área são conduzidos com mais proximidade e cuidado. Logo, os processos são otimizados e as atividades contábeis entregam melhores resultados no que diz respeito ao gerenciamento corporativo. É por essa e muitas outras razões que é de extrema importância delegar essas tarefas a um contador capacitado.
O contador é o profissional que possui pleno conhecimento das obrigações contábeis com as quais a empresa deve arcar, garantindo assim o cumprimento das leis. É também a figura do contador que viabiliza a redução dos valores de determinados impostos graças a sua capacidade de pesquisar isenções que resultam no aumento dos lucros empresariais. Esse ponto positivo está atrelado ao seu serviço de acompanhamento contínuo da legislação e da regulamentação que rege os órgãos e estatutos da área de atuação da empresa.
O serviço de contabilidade é de suma importância para a confecção dos balanços onde constam dados relevantes sobre a instituição e suas finanças. É somente na presença desse documento que se torna possível, por exemplo, solicitar a obtenção de recursos por meio de investidores. Eventuais irregularidades nesse e em demais relatórios podem gerar impacto negativo em transações e acordos que envolvam o estabelecimento de uma relação de confiança entre as partes.
Entendamos melhor o papel do serviço de contabilidade dentro de uma empresa:
- Relatórios gerenciais bem elaborados
Há automatização do processo de emissão, fato que agiliza análises urgentes. Orientações contábeis relacionadas às informações que constam nos relatórios gerenciais podem ser fornecidas em tempo real, permitindo assim o lançamento dos dados mediante ao acompanhamento de um contador profissional. Ainda que esse acompanhamento não seja simultâneo, a empresa que conta com o serviço de contabilidade pode solicitar a revisão posterior desses relatórios sempre que preciso.
- Controle das finanças da empresa
Profissionais de finanças capacitados contribuem diretamente para um melhor controle das finanças da empresa justamente por organizarem as documentações que são consultadas na tomada de decisões estratégicas. Tal fato se deve ao impute de números verídicos em relatórios de controle, ocorrendo assim a representação da realidade corporativa. Igualmente, a empresa fica isenta do pagamento de multas à Receita Federal devido ao vencimento de contas ainda não pagas.
- Controle do fluxo de caixa
A eficiência da empresa é uma das consequências proporcionadas pelo fluxo de caixa que, quanto controlado, tangibiliza a antecipação das pendências a serem pagas e das importâncias a serem recebidas. Demais transações também são facilitadas, assim como a negociação antecipada de multas previstas.
- Planejamento tributário otimizado
Os tributos e os juros bancários são tidos como grandes problemas que afetam empresas ativas em diversas áreas. O contador que se dedica ao estudo das operações com as quais está envolvido conhece as maneiras de recorrer legalmente até que reduções abrandem desses valores.
Mediante a apresentação dos benefícios acima, pode-se inferir que a orientação contábil tem papel significativo na relação entre a empresa e o Governo de um país burocrático que não teme a aplicação de duras penalizações.