Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: APRENDA A MONTAR O SEU

Se você clicou nesse texto, é porque entende a importância de um planejamento financeiro bem estruturado para a saúde da empresa e para ser um contador profissional e preparado, né? 

Você como contador, deverá ser o responsável por montar esse planejamento financeiro para os clientes e assegurá-los da qualidade do seu trabalho e das soluções que irá apresentar para a saúde da empresa. Agora vamos te ajudar nessa construção – mas antes, é necessário entender o mais importante: você sabe o que é um planejamento financeiro? 

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Entendendo de forma sucinta, é o plano de negócios responsável por apontar todos os direcionamentos rentáveis para o negócio. Nele, você deverá manter todas as informações sobre despesas, investimentos, oportunidades e tudo o que você vai precisar para saber o norte a ser seguido pela empresa. E, o mais importante é: todo planejamento financeiro deve ser construído com a ajuda de um contator. Ou seja? Com a sua ajuda! 

Afinal, você será capaz de organizar o fluxo de caixa, criar mais capital de giro, pensar nas contas a pagar e a receber, além de todo o conhecimento técnico que será passado para o documento. Pronto, agora podemos te ajudar nessa jornada. Vamos lá?

COMO CRIAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

  1. Escolha uma metodologia: este deverá ser o seu primeiro passo, para nortear todos os outros. Existem diversos métodos, entre Análise SWOT, 5W2H, Ciclo PDCA, entre outros. Basta escolher o que for melhor para ser trabalhado, dentro do contexto da empresa.
  2. Análise empresarial: a partir do método escolhido, você deve analisar a situação em que a empresa se encontra no momento, o tempo em que ela está atuando no mercado, qual o tipo de produto ou serviço oferecido, a persona e a linguagem de comunicação.
  3. Planilha: agora é o momento de colocar todas essas informações coletadas em uma planilha, como forma de organizar toda essa visão global da empresa que você conseguiu com todos os dados. Nela você pode incluir os gastos recorrentes, extraordinários e até mesmo os futuros gastos que serão necessários como forma de investimento na reestruturação da empresa para alcançar os novos objetivos. Nesse mesmo planejamento, também é interessante colocar o faturamento atual e o que o empresário pretende ganhar ao longo de um período pré definido.
  4. Plano de vendas: não deixe de criar o plano de vendas que será capaz de refletir as fontes de receita, precificação, canais de distribuição, juntamente com os demonstrativos contábeis que darão uma visão ampla da situação financeira do cliente, durante aquele ano. 

Apesar de muito importante, dentro do planejamento financeiro, é necessário estar preparado para lidar com situações diferentes e diversas possibilidades dentro do contexto e objetivo de cada empresa. Seja o verdadeiro contador que seus clientes precisam, fornecendo dados e soluções valiosas. 

Quer receber mais dicas importantes sobre contabilidade e todo o universo financeiro? Continue acompanhando o nosso blog. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*