Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

RECUPERAÇÃO FINANCEIRA: SAIBA POR ONDE COMEÇAR

Se você é empresário e sua empresa está na beira do precipício ou presta consultoria para uma empresa que está passando por essa fase, esse texto é para você! 

Antes mesmo de tratar a solução é necessário evidenciar o quanto é importante ter esse cuidado preventivo com a saúde financeira e todo o campo de gestão estratégica da empresa, para que não chegue ao ponto de desespero, concorda? É a prática de manter os olhos sempre atentos e ter em mente as possíveis crises dentro do setor, para que possam ser evitadas. Então, vamos começar!

PROCURE O SEU CONTADOR

Não tenha receio em chamar o profissional que irá trazer as soluções para a crise em que sua empresa está enfrentando. E você, como contador, se chegou até aqui na leitura, entenda a importância do seu papel para o cliente e, caso preveja uma possível crise dentro da empresa, seja o primeiro a alertar os gestores e propor soluções para o negócio. A contabilidade é a ciência necessária para o negócio em situações como essas – não se esqueça disso! 

ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Em conjunto com o seu contador, faça um planejamento financeiro para identificar a real situação em que a empresa se encontra, quais problemas estão colocando a existência do negócio em risco e o que está impedindo o crescimento. Quer uma dica? Provavelmente o seu contador saberá por onde começar, mas é interessante iniciar pela análise do fluxo de caixa e saber para onde está indo todo o dinheiro da empresa. 

A partir daí, parta para a análise das possíveis ações a serem tomadas, com base nos dados financeiros coletados. Dentre as opções mais comuns estão: melhoria nos produtos/serviços oferecidos, corte de gastos, redução do quadro de colaboradores, mudar o foco/ramo, entre outras.

REESTRUTURE E RENEGOCIE AS DÍVIDAS

Comece colocando todas as dívidas no papel e estude quais delas devem ser priorizadas para começar o processo de renegociação. Vale lembrar que o salário dos funcionários, tributos e fornecedores também entram na lista. Para saber como e o que priorizar, leve em consideração o seguinte: a matéria-prima/mercadorias é o que mantém a sua empresa? Então não se esqueça de colocar os fornecedores como prioridade na hora de realizar os pagamentos, por exemplo. Siga sempre essa linha, para saber onde deve começar os pagamentos que comprometem o funcionamento do negócio. 

REDUÇÃO DE CUSTOS

Ainda no momento de avaliação dos gastos da empresa e da renegociação das dívidas, é também neste momento que você irá avaliar o que pode ser cortado como custo na empresa, para ajudar a alavancar o negócio. 

Lembre-se que esses são só os primeiros passos para a recuperação financeira da sua empresa. É um longa jornada e exige disciplina e disposição para reerguer o negócio e aprender com os erros. 

Se você chegou até aqui e começou a colocar em prática todas as dicas que passamos, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todo o mercado contábil. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*