COMO MELHORAR O SEU SCORE FINANCEIRO
O score financeiro ou de crédito, é algo muito importante para as pessoas e também para as empresas. Afinal, é por meio dele que você consegue a liberação de limite em cartões, financiamentos, empréstimos, entre outros. O score, ou pontuação, como é denominado, é um sistema de pontuação que avalia se a pessoa física ou jurídica, poderá ser considerada “uma boa pagadora” – por isso é tão importante manter uma boa pontuação.
Mas, antes de saber quais as melhores estratégias para melhorar o seu score, é necessário entender como ele funciona.
COMO FUNCIONA
Existem vários órgãos de proteção ao crédito no Brasil, como o Serasa, por exemplo. Que, por meio de um banco de dados bem extenso, analisa o histórico de dívidas, idade, renda, empréstimos e várias outras questões que pautam a pontuação do score. Todos esses pontos podem ser divididos em três etapas:
- De 0 a 300 pontos: risco de inadimplência e alta dificuldade para conseguir crédito.
- 301 a 700 pontos: risco de inadimplência regular, ainda visto com certo receio pelas empresas, o que poderá dificultar o processo de crédito.
- 701 a 1000 pontos: risco baixo de inadimplência, com vantagens e faciliadde para aprovação de créditos.
COMO AUMENTAR
Esse não é um processo imediato. Ou seja, você não conseguirá aumentar a sua pontuação de um dia para o outro, então tenha paciência! Algumas dívidas, mesmo depois de quitadas, podem influenciar na pontuação por alguns anos, por isso é interessante avaliar todas as questões.
É exatamente aí que entra a importância da mentoria contábil, para auxiliar você ou sua empresa a tomar as melhores decisões e medidas para ficar em dia financeiramente e melhorar a pontuação. Afinal, o contador é um profissional especializado, acostumado a lidar com essas situações e capaz de guiar a empresa no melhor caminho para alcançar um bom score.
Mas, vamos para o que interessa, algumas dicas básicas e bem legais para você começar a aumentar essa pontuação. Vamos lá?
- Faça uma lista das dívidas que precisam ser quitadas e o quanto você vai precisar separar da sua renda para isso.
- Regularize a situação do seu CPF.
- Se possível, procure pagar as suas contas antes da data de vencimento. O débito automático é uma boa opção para nunca atrasá-las.
- Não solicite crédito em um curto espaço de tempo entre uma solicitação e outra. Isso não é bem visto.
- Evite ter muitos cartões de crédito.
- Mantenha um bom relacionamento com o seu banco, afinal eles repassam a sua situação para as instituições financeiras, como o Serasa.
Essas são algumas dicas importantes para você começar a aumentar a sua pontuação. Mas, ainda assim, a melhor opção é contratar um profissional de contabilidade especializado, principalmente em casos de pessoas jurídicas, que exigem mais atenção e detalhamento. Confie em quem sabe como melhorar a saúde financeira da sua empresa!
Se você chegou até aqui e precisa de ajuda para melhorar o seu score financeiro, nós podemos te ajudar nessa missão!