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4 PASSOS PARA DESENVOLVER SUA PROPOSTA CONTÁBIL

Em uma apresentação dos seus serviços como contador, você já avaliou como apresenta essa proposta para o cliente?

Como sempre falamos por aqui, o relacionamento com o cliente é muito importante e também envolve a forma como você apresenta o seu trabalho também. Afinal, essa será a primeira impressão que ele terá da qualidade do seu serviço, certo?

A sua proposta deve ser irrecusável e vantajosa para a empresa e, para isso, você precisa transmitir clareza nas informações e transparência quanto ao serviço, aos valores e a realidade do mercado atual. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos algumas dicas para você entender por onde começar:

  1. ENTENDA COMO FUNCIONA O SEU SERVIÇO E SAIBA APRESENTÁ-LO

Como funciona a sua jornada de trabalho? Possuem mais pessoas com você no escritório? Quais serviços você quer incluir na proposta? Como você pode agregar valor ao cliente? Quanto vale a hora do seu serviço? A sua proposta terá uma validade?

Saber responder essas perguntas é o primeiro passo. Mas, como apresentar o seu serviço? Dê preferência para uma conversa pessoalmente – desconsiderando a situação de pandemia do país, claro. Pois neste caso, evite contato com as pessoas e mantenha o distanciamento.

Enfim, o principal é ter essa conversa para entender as necessidades do seu cliente, ao estado em que encontra a empresa que você irá atender e ao orçamento também. Lembra da parte de ser transparente? É isso! Não vá para mais do mesmo, faça questão de fazer uma proposta personalizada para cada cliente que você atender, combinado?

  1. APRESENTE OS SERVIÇOS QUE O SEU ESCRITÓRIO POSSUI

Nessa parte, você não necessariamente precisa se preocupar em toda a cartela de serviços que o seu escritório contábil oferece. Foque apenas nos serviços que são realmente relevantes, com base no que o seu cliente precisa e, para isso, você precisa conhecê-lo (vamos falar disso no próximo tópico).

Lembre que o seu serviço precisa ser visto como uma parceria de negócio, para agregar valor à empresa e fazê-la crescer – esse é o objetivo! Caso fiquem curiosos, seja rápido em abordar outros serviços disponíveis no escritório, mas lembrando sempre o que é essencial para o empresário naquele momento.

Além da transparência, não se esqueça da clareza. Seja claro ao mostrar tudo o que está incluso na proposta e o que não está. Separe por tópicos os serviços oferecidos e deixe claro a taxa extra cobrada, caso seja incluído algo que não está na proposta.

  1. CONHEÇA O SEU CLIENTE

Busque sempre estar próximo do seu cliente e ouví-lo com o foco nos problemas que cercam a empresa e não nos serviços oferecidos. Foque nos problemas, nas necessidades! 

A conexão afetuosa com quem você atende é muito importante para criar esse laço de confiança e parceria. Pergunte, escute, anote, observe e seja transparente. Mas não se esqueça que: nem sempre o problema apontado pelo cliente, é exatamente o problema que a empresa de fato tem. E é exatamente aí que a sua função como especialista se destaca.

Pergunte o máximo que conseguir, desde o princípio do negócio, até onde ele está hoje, para encontrar os gargalos, as falhas, as fraquezas, os pontos fortes e o que pode ser melhorado com a sua ajuda. Demonstre sempre empatia pela história que você vai ouvir e, principalmente, para entender o orçamento disponível para você calcular o valor das suas horas de trabalho.

  1. SEPARE RESPONSABILIDADES E SEJA ÁGIL

Não é porque você prestará um serviço para uma empresa, que não existem responsabilidades por parte dos empresários também. As partes devem assumir suas devidas obrigações, exatamente como uma parceria, para que o crescimento saudável aconteça.

Novamente, a clareza entra na sua pauta como profissional. Afinal, o cliente pode entender que algumas responsabilidades são suas, quando na verdade não são, né? A sua proposta não pode dar margens para essas confusões – seja claro!

E para ser ágil e otimizar ainda mais o seu trabalho, nada melhor do que a tecnologia para te ajudar nessa missão. A cada dia mais, como já falamos por aqui no blog também, a tecnologia tem sido uma grande aliada dos escritórios de contabilidade que se abriram para a novidade e entenderam que os processos burocráticos nem sempre são os mais viáveis. Alguns são necessários? Sim! Mas nem tudo precisa funcionar da forma como funcionava antigamente. Seja inovador!

Como ser inovador? Busque sistemas operacionais que podem te ajudar nos processos de contas a pagar e receber, lançamentos, organização, emissão de notas fiscais, relatórios, controle de estoque e muito mais.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos artigos para ficar por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre Contabilidade.

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