SAIBA SE COMUNICAR COM O SEU CLIENTE
Lidar com pessoas, de modo geral, nunca foi algo fácil. Principalmente quando se trata de consumidores que precisam se sentir satisfeitos com o seu produto ou serviço. E, se tratando de comunicação, você como profissional pode se sentir confuso quanto a imagem que possui para o empresário e isso é completamente normal. Porém, não pode parar por aí, né?
Por isso, existem estratégias de comunicação que poderão guiar você nessa longa jornada de relacionamento e fidelidade com o seu público. É essencial construir uma boa comunicação, com todos os objetivos alinhados e papéis devidamente distribuídos entre você, como contador, e o seu cliente como empresário.
Para te ajudar melhor nesse direcionamento, trouxemos algumas dicas para você melhorar a sua comunicação:
INVISTA NA SUA ORATÓRIA
Se você pretende transmitir o seu valor como profissional, ter uma boa oratória é um dos primeiros passos. Saber se comunicar de forma clara e objetiva com os seus clientes, pode transmitir a autoridade que eles precisam encontrar para confiar em você e construir um relacionamento sólido, de muita parceria.
A oratória proporcionará autoridade ao seu serviço e também à você como contador, para que você consiga aliar todos os seus conhecimentos técnicos ao bom argumento e à boa expressão. Além disso, algumas características de linguagem corporal poderão ser desenvolvidas para te ajudar, também!
Já imaginou uma apresentação onde você consiga se expressar de forma clara, objetiva, sem medo do que está falando e sabendo lidar com momentos de improviso? Pois é! A oratória faz parte do bom relacionamento e da construção de confiança entre vocês.
NÃO BASTA SABER FALAR. SAIBA OUVIR TAMBÉM!
Falar sobre algo que temos autoridade é muito bom, né? Mas, melhor do que saber falar, é saber ouvir! Afinal, quando você consegue ouvir tudo o que o seu cliente tem para falar, sejam feedbacks sobre o seu trabalho ou até mesmo sobre o momento em que a empresa dele está enfrentando, fica mais fácil de trazer soluções mais certeiras para o negócio e formar uma parceria vencedora.
Claro que, alguns pontos são mais delicados. Veja bem, nem tudo o que sai da boca de um empresário/cliente, deve ser considerado como verdade absoluta. Às vezes os acontecimentos não são exatamente da forma que ele está contando para você.
Como bom contador, você deve saber ouvir e analisar de forma estratégica, fazendo um comparativo do que foi falado, com os dados que estão sendo informados. Os dados batem com a história? Ótimo. Se não bater, você precisa saber dialogar. O seu papel não é apenas de alguém que está ali para ajudar no que der. O seu papel é auxiliar no crescimento do negócio e ser parceiro.
Uma outra vantagem em ser um bom ouvinte, enquanto profissional, é que você passará a conhecer cada cliente de forma personalizada. A sua atuação como contador, não será genérica e não seguirá um padrão instalado e antiquado a tantos anos no meio contábil. A contabilidade consultiva, alinhada ao marketing – como já falamos aqui em outros artigos – serão grandes aliados ao crescimento do seu escritório e ao crescimento das empresas que você atende também.
Se você identificou essa necessidade em ser um diferencial no mercado, ou deseja encontrar profissionais contábeis que se preocupam de fato com o negócio e desejam o crescimento saudável e personalizado do negócio, sabendo se comunicar com o cliente, nós podemos te ajudar. Vem com a gente!