COMO ORGANIZAR MEU DEPARTAMENTO PESSOAL?
Departamento pessoal é a área responsável pela administração dos funcionários da empresa. As funções do departamento pessoal vão desde a admissão até a demissão dos colaboradores, passando por rotinas como férias, folha de pagamento, benefícios, entre outras. Organizar o departamento pessoal é fazer com que ele atenda às necessidades da empresa, o que é crucial para o bom desenvolvimento do seu negócio.
Para que você não perca nenhuma informação e tenha um setor organizado e otimizado, separamos algumas dicas valiosas sobre como adotar uma prática de organização benéfica para sua empresa. São elas:
Monte um calendário com as obrigações do setor
É fundamental que o DP elabore um calendário com todas as obrigações do setor e seus prazos. Ele deve ser atualizado anualmente, para que as datas estejam atualizadas, caso ocorram mudanças trabalhistas no ano. Assim, é possível evitar prejuízos provenientes de atrasos e do não cumprimento de tarefas. Alguns exemplos de datas obrigatórias são:
• Pagamento de salário;
• Recolhimento do FGTS;
• Entrega da DCTFWEB;
• DARF IRRF;
• DARF INSS.
Tenha um bom relacionamento com seus colaboradores
Para organizar o departamento pessoal, também é preciso simplificar os processos e sanar as dúvidas dos colaboradores, criando um ambiente mais fluido e acessível. É essencial que os colaboradores se sintam parte da empresa, tenham autonomia e sejam ouvidos, afinal, são os funcionários que fazem a empresa. Além disso, sua empresa precisa contar com profissionais que possuam competência interpessoal, para que se estabeleça uma relação de clareza, entendimento e confiança entre o DP e o funcionário.
Realize processos de recrutamento e seleção
Bons profissionais levam a empresa ao sucesso, por isso, você precisa recrutar as pessoas certas. Para isso é necessário investir em um recrutador experiente e inovador, que conheça a visão e os valores da empresa, ou seja, saiba aonde a empresa quer chegar.
Promova treinamentos para todos os funcionários
O treinamento é importante para que os funcionários estejam sempre antenados a novas tecnologias, afinal, toda área está em constante mudança e a sua empresa precisa evoluir junto. Treinamentos para cada setor, treinamentos para os gestores ou sobre como lidar com as adversidades, são de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
Existem diversas outras tarefas executadas pelo departamento pessoal, como efetuar a gestão de contratos de trabalho e das relações do colaborador com a empresa, do ponto de vista formal e individualmente, realizar o controle de férias, licenças, folgas e outros tipos de afastamentos, realizar e conduzir processos de demissão ou resignação dentro da empresa, estabelecer e zelar por políticas de remuneração, promoção e carreira, conduzir avaliações de performance e auxiliar comunicação entre diferentes graus hierárquicos.
Entretanto, o maior desafio de departamentos pessoais costuma ser o posicionamento e o respeito perante outros departamentos da empresa. Como gestor, é preciso que você estruture o RH como uma área que possa transitar e prestar apoio a outros setores, permitindo que ele tenha autoridade e representatividade sobre eles.
Agora que você já sabe como otimizar as rotinas do setor, é hora de colocar em prática o que aprendeu. Revise este post quantas vezes forem necessárias e faça uma checklist com tudo o que você precisa fazer para conquistar seus objetivos. Temos certeza de que os resultados aparecerão rapidamente em sua equipe!
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