O DIPLOMA É REALMENTE UM FATOR CRUCIAL PARA A CONTRATAÇÃO?
Especialistas afirmam que o mercado de trabalho mudou a visão na hora de fazer uma contratação. Assim, evidencia-se que remover o filtro do diploma, para alguns empregos, é a chave para promover a diversidade e a reduzir desigualdades.
Grandes empresas como Google, Apple e Nubank não exigem mais diplomas aos candidatos. Dessa forma, o RH avalia principalmente o perfil comportamental, inteligência emocional, facilidade no aprendizado, capacidade de resolver problemas, criatividade, agilidade com tecnologias, perfil de liderança, raciocínio lógico e as vivências do candidato. Isso não significa que o diploma perdeu o valor, obviamente ele ainda é importante, mas não é mais o fator crucial ou determinante para ser contratado.
Pensando nisso, existem dois fatores relevantes que justifiquem a não exigência do diploma.
O primeiro fator é a velocidade com que a tecnologia tem avançado no mercado de trabalho. Nenhuma instituição de ensino teria como acompanhar o ritmo dessas mudanças, o que geraria falta de mão de obra atualizada. Por isso, buscar por candidatos que possuem vivências e facilidade em aprender tem sido prioridade para as empresas.
O segundo fator é a necessidade de diversidade entre os colaboradores. Diversificar o quadro de funcionários com diferentes conhecimentos, experiências de vida, gênero, orientação, personalidade, entre outros, melhora a produtividade no trabalho e gera mais valor para a empresa.
É interessante pensar sobre o que a psicóloga e especialista em desenvolvimento humano e qualidade de vida, Adriana Moreira afirma, “Antigamente, cada profissional dentro de uma empresa trabalhava em sua área específica, muitas das vezes sem se relacionar com os colegas e, culturalmente, não se enxergava a possibilidade de somar as vivências de cada um, transformando isso em resultado. Atualmente, o sentido de coletividade e a importância de trabalhar isso de maneira criativa para contribuir com projetos de sucesso dentro de um ambiente corporativo tem despertado nas pessoas a necessidade de estarem em contato umas com as outras, trocando experiências e agregando conhecimento de áreas distintas em prol do bem comum”.
Dito isto, podemos inferir que as empresas que ainda estão presas a diplomas e nomes de instituições acabam perdendo colaboradores, que diversificariam o ambiente de trabalho e que se esforçariam ao máximo para gerar bons resultados.
Hoje em dia, com o mundo evoluindo tão rápido e com a tecnologia invadindo cada vez mais todos os âmbitos da nossa vida, acreditamos que a melhor exigência para uma contratação seja a inteligência emocional do candidato, que é o autoconhecimento, controle das emoções, automotivação e empatia. A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos, já que a maioria das situações vividas no trabalho exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana. Essas habilidades são importantes para a organização de grupos, capacidade de negociar e liderança. Ou seja, isso faz com que sua empresa disponha de um ambiente saudável, com colaboradores que se respeitam e se ajudam e com uma cultura organizacional fortalecida.
Então, me conta aqui nos comentários, o que você acha mais importante na hora de contratar um funcionário?
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