EMPREENDEDOR(A), SAIBA COMO COMPROVAR SUA RENDA
Uma dúvida recorrente entre empreendedores é a de que como comprovar renda. Por isso, iremos apresentar algumas formas para isso:
1)DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
A declaração apenas serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado. Por isso, não é raro que empresas solicitem documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação.
2)INFORME DE RENDIMENTOS
Entre os muitos documentos necessários ao declarar o IR há um que é essencial: o informe de rendimentos. Como o nome sugere, ele informa o valor que a pessoa recebeu no ano, seja na companhia onde trabalha, seja em aplicações financeiras.
O informe de rendimentos é uma maneira de atestar se o trabalhador e o empregador declararam o valor corretamente. É, portanto, um documento que ajuda na fiscalização da Receita Federal, possibilitando que o Fisco calcule a movimentação monetária da empresa e daqueles que forneceram serviços à essa empresa.
Ele também vai atestar os lucros obtidos em aplicações ou poupanças. Há ainda os rendimentos obtidos pelo INSS, no caso de aposentados ou pensionistas. Tudo isso precisa ser declarado no Imposto de Renda.
3)DECORE
Trata-se de uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Esse documento só pode ser elaborado e emitido por contadores.
Ele sempre se baseia em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.
Esses documentos podem ser:
- Livro-caixa da empresa;
- Notas fiscais emitidas;
- Declaração Anual do MEI;
- Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
- Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.
4)CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SEVIÇOS
Os contratos podem ser usados na comprovação de rendimentos, desde que a instituição, a qual precisa-se comprovar renda, aceite-os para a finalidade. Muitas vezes, os contratos são aceitos junto a outros documentos. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação da movimentação demonstrada pelo empreendedor.
COMO A MULTCONT PODE TE AJUDAR?
A renda do empresário se refere à sua retirada mensal, ou seja, seu Pró-Labore. Quando existe a necessidade de comprovação de renda, você pode solicitar ao seu contador uma declaração informando sua retirada mensal. No entanto, dependendo da finalidade da declaração, muitas vezes será necessário o fornecimento de um Decore, que também deve ser solicitado ao seu contador. Porém, esse documento possui um custo, já que é emitido pelo CRC.
Agora que você sabe como comprovar renda, que tal facilitar esse processo? De maneira personalizada, nós te ajudamos com toda documentação necessária e você não perde seu tempo com burocracias.
Continue acompanhando nosso blog!