MISSÃO, VISÃO E VALORES. INSPIRE-SE!
A missão, a visão e os valores são os pilares que sustentam a identidade organizacional. Toda empresa precisa ter uma razão de existir, um propósito para a sua existência, que oriente as suas decisões.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a importância de cada um desses conceitos e mostrar alguns exemplos que podem te inspirar na elaboração desses pilares para a sua empresa.
MISSÃO
Podemos definir como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam. A missão deve ser a carteira de identidade da sua organização. Vamos ver o exemplo de missão de grandes empresas, como:
Google – Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
Mcdonalds – Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.
Fiat – Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
MultCont – Ser excelente em contabilidade consultiva, para guiar o cliente até as melhores decisões.
VISÃO
Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor, de alguma forma, tem uma visão de futuro para sua organização, mas é necessário formalizar e definir uma estratégia para alcançar seus objetivos. A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Vamos conferir agora o exemplo de visão de grandes empresas, como:
Duratex – Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
Arcor – Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
Mercedes Benz – Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.
MultCont – Ser brilhante na abordagem consultiva, conquistando a satisfação e confiança das melhores empresas.
VALORES
Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores.
Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização. Então, para que tenham maiores efeitos, suas definições devem ser criadas em conjunto com os colaboradores. Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos. É importante que todos sigam à risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos.
Veja os exemplos de valores da MultCont:
O respeito pela nossa história;
Sempre em prontidão;
Transparência como alicerce;
Excelência;
Foco sempre no cliente;
Sinfonia contábil.
Criar a Missão, a Visão e os Valores da empresa definem o propósito e a identidade da organização. Esses fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está seguindo essas definições e revise seu planejamento estratégico.
Além de Missão, Visão e Valores definidos, empresas de sucesso possuem metas traçadas e uma contabilidade de excelência ajudando nas tomadas de decisão do negócio. E para isso, você e sua empresa podem contar conosco!