QUAL O PAPEL DO CONTADOR PARA O MEI?
O crescimento do número de microempreendedores no Brasil tem aumentado cada dia mais, ultrapassando a casa dos 8 milhões em todo o país e tem ganhado visibilidade como uma das vias para a atuação da contabilidade.
Se o seu escritório ainda não começou a trabalhar visando esse grupo de microempreendedores, esse é o momento para começar. Afinal, para um pequeno negócio, o auxílio contábil se torna essencial para o crescimento saudável do negócio. Para começar, vamos entender como o contador pode atuar dentro do MEI, auxiliando os empresários, lucrando muito com isso e fazendo o seu nome no mercado.
RESPONSABILIDADES
Conforme citado no Portal do Empreendedor, nenhum MEI é obrigado a realizar a contratação de um contador para resolver as questões burocráticas do negócio. Mas não deixa de ser uma excelente escolha.
Você como contador, se tratando de um microempreendedor, terá algumas responsabilidades bem simples como:
- Registro total das receitas
- Declaração anual, com todos os rendimentos obtidos pelo MEI durante o ano
- Emissão de nota fiscal
- Declaração de faturamento mensal
- Verificação do DAS
- Alteração de CNAEs
Além disso, caso você atue desde o início, auxiliando o microempreendedor, você também participará da migração do MEI para o ME (Microempresa), que exigirá a contratação obrigatória do serviço de contabilidade, possibilitando que o seu escritório ofereça um pacote de serviços ainda mais completos para o cliente.
Porém, existe uma dúvida comum entre os contadores, já que o serviço não é obrigatório para microempreendedores: como oferecer o seu trabalho contábil?
VALORIZAÇÃO E UTILIDADE
Esse é o ponto chave para você alcançar clientes que possuem MEI – saiba valorizar o serviço que você presta e entenda como mostrar a utilidade dele para as empresas!
Saiba que, como você está buscando pessoas que estão iniciando seus próprios negócios, é nesse momento que o empresário precisa do seu apoio, lembrando da desobrigação de contratação contábil. É um investimento inicial necessário para, futuramente, alcançar grandes empresas.
TRANSPARÊNCIA, EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Seja sempre transparente quanto ao fato de informar ao empresário que ele não possui a obrigação de contratar seus serviços. Porém, na valorização do seu serviço é que você irá trabalhar, mostrando o quão saudável pode ser para a empresa, contratar um contador desde o início do negócio, focando na saúde financeira sempre.
Como a maioria dos microempreendedores estão em sua primeira experiência no mercado, com um negócio próprio, é muito importante que você ofereça o serviço consultivo e educativo, orientando-o em todos os processos. Seja o diferencial, a confiança que ele precisa!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AGILIDADE
O planejamento financeiro estratégico personalizado garantirá a valorização do seu serviço prestado e auxiliará muito o cliente. Desde um plano mais básico até uma assessoria estratégica com diagnóstico e visão a longo prazo, o importante é oferecer esse serviço.
A agilidade no serviço é focada no benefício do seu escritório de contabilidade, pois como MEI é algo mais simples, utilizar uma plataforma de gestão possibilitará que você atenda cada vez mais microempreendedores, sem afetar a qualidade do serviço.
A contabilidade para MEI é algo muito mais valioso do que você imagina, principalmente em tempos difíceis, onde os empresários estão enfrentando grandes crises e precisam de contadores comprometidos com o crescimento do negócio e capazes de oferecer o melhor da contabilidade para a saúde financeira da empresa.