COMO A COMUNICAÇÃO EXTERNA PODE MELHORAR O RESULTADOS DOS NEGÓCIOS?

Sumário

A comunicação externa na empresa é toda comunicação direcionada aos públicos externos de interesse da empresa. Isso inclui, clientes, fornecedores, concorrentes, prestadores de serviços, parceiros, governo, investidores, imprensa e sociedade.

A comunicação externa cuida da imagem que sua empresa transmite para seu público em geral. Desenvolver estratégias de comunicação externa é fundamental para as empresas que querem se destacar no mercado. Para cada público é necessário desenvolver estratégias diferentes. Por isso, irei listar e explicar os dois principais pontos, para te ajudar a desenvolver a comunicação externa do seu negócio.

Conhecendo o seu público

Você pode aplicar as melhores técnicas de comunicação e marketing, mas, se você não estiver falando a língua do seu público, os seus esforços e investimentos não irão trazer os resultados que sua empresa precisa. Antes de decidir enviar suas mensagens, busque ter certeza que você conhece seu público.

Para identificar o público-alvo, você precisa conhecer as principais características dele, como, faixa etária, localização geográfica, nível de escolaridade, renda média mensal, hábitos de consumo, objetivos e necessidades. Essas informações são de extrema importância para você definir de que forma e quais canais pode utilizar para conectar com eles.

Escolhendo o canal de comunicação

Após identificar o perfil do seu público, é necessário utilizar canais e ferramentas que facilitam todo o processo de comunicação, de acordo com o perfil do público-alvo. Se o seu público é jovem, com presença digital, você pode utilizar as redes sociais para comunicar com ele, já se seu público for mais tradicional, você pode utilizar canais como, e-mails, telefonemas e correspondências.

Com os dois pontos acima você consegue se comunicar de forma eficiente com o público e acaba influenciando a vantagem competitiva da empresa, incluindo a conquista de novos clientes e fechamento de parcerias.

A atenção para a comunicação externa tem crescido nos últimos anos e, para essa comunicação seja positiva, é preciso se atentar ao que falamos, conhecendo o seu público e usando as ferramentas de comunicação de forma certa, agregando valor.

Se você chegou até aqui e gostou das dicas, continue acompanhando nosso blog!

Fique por dentro de tudo

Deixe aqui seus dados para não perder nada

Veja também

Antes de ir, que tal conhecer nossas soluções?
Fale com um especialista!

Descubra o regime tributário ideal para sua empresa!

Cadastre-se abaixo: