Declarar o Imposto de Renda pode ser uma tarefa complicada, especialmente para empresários que possuem diversas fontes de renda e patrimônio. Para evitar problemas com a Receita Federal, o ideal é reunir toda a documentação necessária com antecedência. Além disso, manter um controle financeiro organizado durante o ano facilita muito esse processo.
Documentos Pessoais:
- RG e CPF
- Acesso ao gov.br – para acessar documentos e serviços digitais
- Comprovante de residência atualizado
Rendimentos e Bens:
- Informe de Rendimento de todas as fontes pagadoras (salários, pró-labore, dividendos, aluguéis recebidos, etc.)
- Informe de rendimentos bancários (contas-correntes, poupanças, investimentos)
- Compras e vendas de bens realizadas no período (imóveis, veículos, participações em empresas)
- Escritura do imóvel, carnê do IPTU e extrato de financiamentos imobiliários
- CRV (Certificado de Registro do Veículo) e recibo de pagamento de financiamento
- Extratos de aplicações financeiras e criptoativos (bitcoins e outras moedas digitais também devem ser declaradas)
Despesas Dedutíveis:
- Comprovantes de despesas com saúde (consultas, exames, cirurgias, planos de saúde, próteses, internações hospitalares)
- Pagamentos com educação (escola, ensino superior, cursos técnicos e tecnólogos)
- Recibos de pagamento de aluguel (se for declarar despesas com aluguel)
- Pagamento de pensão alimentícia (se estipulada judicialmente)
Doações e Contribuições:
- Doação recebida e realizada (comprovantes de doação a familiares ou instituições beneficentes)
- Contribuição ao INSS
Reunir esses documentos com antecedência evita dores de cabeça e garante uma declaração correta, reduzindo riscos de cair na malha fina. A Multcont oferece suporte completo para garantir que sua declaração seja feita de forma correta e dentro do prazo. Além disso, temos uma página exclusiva com links úteis para te ajudar no processo: acesse aqui.
Entre em contato com os nossos especialistas e declare sem riscos de erro!