MISSÃO, VISÃO E VALORES. INSPIRE-SE!

Sumário

A missão, a visão e os valores são os pilares que sustentam a identidade organizacional. Toda empresa precisa ter uma razão de existir, um propósito para a sua existência, que oriente as suas decisões.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a importância de cada um desses conceitos e mostrar alguns exemplos que podem te inspirar na elaboração desses pilares para a sua empresa. 

MISSÃO

Podemos definir como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam. A missão deve ser a carteira de identidade da sua organização. Vamos ver o exemplo de missão de grandes empresas, como:

Google – Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.

Mcdonalds – Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.

Fiat – Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

MultCont – Ser excelente em contabilidade consultiva, para guiar o cliente até as melhores decisões.

VISÃO

Ter uma visão de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar. Todo gestor, de alguma forma, tem uma visão de futuro para sua organização, mas é necessário formalizar e definir uma estratégia para alcançar seus objetivos. A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Vamos conferir agora o exemplo de visão de grandes empresas, como:

Duratex – Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Arcor – Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.

Mercedes Benz – Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.

MultCont – Ser brilhante na abordagem consultiva, conquistando a satisfação e confiança das melhores empresas.

VALORES

Os valores são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores.

Os valores devem ser seguidos por todos dentro da organização. Então, para que tenham maiores efeitos, suas definições devem ser criadas em conjunto com os colaboradores. Por padrão, a empresa deve definir entre 5 e 6 valores, e após definidos, devem ser seguidos e cobrados como mandamentos. É importante que todos sigam à risca os valores da empresa, tornando-os sua própria identidade, e fazendo com que a organização seja reconhecida pelos seus valores e seus comportamentos.

Veja os exemplos de valores da MultCont:

O respeito pela nossa história;

Sempre em prontidão;

Transparência como alicerce;

Excelência;

Foco sempre no cliente;

Sinfonia contábil.

Criar a Missão, a Visão e os Valores da empresa definem o propósito e a identidade da organização. Esses fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores. Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está seguindo essas definições e revise seu planejamento estratégico.

Além de Missão, Visão e Valores definidos, empresas de sucesso possuem metas traçadas e uma contabilidade de excelência ajudando nas tomadas de decisão do negócio. E para isso, você e sua empresa podem contar conosco!

Fique por dentro de tudo

Deixe aqui seus dados para não perder nada

Veja também

Antes de ir, que tal conhecer nossas soluções?
Fale com um especialista!

Descubra o regime tributário ideal para sua empresa!

Cadastre-se abaixo: