Saiba tudo sobre contabilidade para o mercado digital

Sumário

Estamos assistindo à ascensão do mercado digital e ao surgimento das possibilidades que envolvem a prestação de serviços. Logo, a contabilidade assume sua importância e se torna uma grande aliada dos empreendedores do universo digital que almejam obter resultados satisfatórios em seus negócios. Vejamos a seguir como unir as duas áreas que precisam andar lado a lado para que o sucesso se concretize.

O mercado digital, por definição, engloba qualquer forma de comércio de produtos e serviços que utilize a Internet como ferramenta. Podemos citar como exemplos sites, páginas de e-commerce, os chamados infoprodutos, entre outros. É comum observamos a informalidade do meio, sendo que os empreendedores muitas vezes investem na criação de blogs e endereços eletrônicos para lançar seus portfólios. E, com o passar do tempo, ao perceberem que se trata de uma oportunidade bastante lucrativa, aumentam o nível de profissionalismo e injetam verba em suas atividades.

Quando falamos de contabilidade para o mercado digital, logo pensamos em organização financeira para gerir sabiamente o negócio de empreendedores como blogueiros, produtores de conteúdo, influenciadores de redes sociais, etc. Sim, a inferência está correta, porém é vital reconhecer a importância da contabilidade para os demais processos relevantes, incluindo a captação de novos clientes e o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos.

Cientes de tal realidade, partimos então para uma breve análise da dinâmica que circunda os empreendimentos digitais. Claramente o funcionamento não é o mesmo daquele que ocorre com negócios que funcionam exclusivamente em espaços físicos. As discrepâncias começam a ser listadas no horário de funcionamento – uma vez que uma página na Internet fica disponível o tempo todo para a circulação de clientes potenciais, o atendimento da respectiva empresa não pode se dar ao luxo do descanso.

Mas afinal, como a contabilidade pode contribuir no que diz respeito ao zelo pela saúde financeira de um empreendimento digital? Tudo começa com os ajustes que são realizados de modo a respeitar a identidade de um negócio inserido nesse mercado. Listamos abaixo dois pontos que merecem maior destaque:

  • Terceirização da contabilidade no mercado digital: Organize-se contabilmente para não atrasar pagamentos e evitar o recebimento de multas. Episódios dessa natureza podem afetar a imagem de seu negócio, podendo se tornar irreversíveis aos olhos dos seus consumidores. Caso conte com a terceirização do serviço, se certifique de buscar, acima de tudo, o profissionalismo que passa sensação de segurança. Diversas consultorias oferecerão propostas aparentemente irrecusáveis, contudo nem todas possuem a expertise requerida para a sua realidade. Fique atento sempre. Após selecionar a consultoria que representará seus interesses, você se absterá de preocupações como formalização da empresa e classificação de porte, pagamento de impostos e emissão de notas fiscais por prestação de serviços ou venda de itens.
  • Administração contábil própria: Ao optar por administrar a contabilidade de seu negócio digital por conta própria, não deixe de se informar a respeito de todas as burocracias. Você precisará se lembrar de prazos, preencher formulários, solicitar a emissão de documentos – e qualquer erro processual pode culminar em dores de cabeça.

Fique por dentro de tudo

Deixe aqui seus dados para não perder nada

Veja também

Antes de ir, que tal conhecer nossas soluções?
Fale com um especialista!

Descubra o regime tributário ideal para sua empresa!

Cadastre-se abaixo: