Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

O que é fluxo de caixa e qual a importância para seu negócio

Toda empresa deve prezar pelo controle de seus recursos financeiros. Logo, conhecer o significado de Fluxo de Caixa é uma questão vital para o sucesso do empreendimento. Fluxo de Caixa tem exatamente essa função – controlar. É por meio dessa ferramenta que se estabelece uma relação entre as receitas e as despesas geradas pela empresa em determinado período.

Do ponto de vista da administração financeira, o Fluxo de Caixa é de grande auxílio para que decisões importantes sejam tomadas, assim como aquelas relacionadas ao desempenho dos investimentos e à forma com a qual os recursos da empresa são alocados.

Apenas com as menções anteriores já é possível estimar a importância do Fluxo de Caixa e a relevância de seu papel em qualquer empresa. No entanto, vejamos afundo mais algumas de suas atribuições que merecem atenção:

  • Gerenciamento de gastos

A análise do Fluxo de Caixa permite a identificação de gastos desnecessários, uma vez que a ferramenta aponta quais processos geram desperdício e qual recurso não é primordial para que as atividades do negócio se mantenham plenamente ativas.

  • Estabelecimento de controle

O Fluxo de Caixa possui os detalhes requeridos para que o departamento de contabilidade identifique prontamente a quantidade gasta com cada projeto, independentemente de seu tamanho. Para o gestor da empresa, esse é um recurso que lhe traz conhecimento sobre a quantia de dinheiro que o negócio absorve e de onde ela vem.

  • Segurança nas tomadas de decisão

Graças ao registro histórico das finanças da empresa, decisões relacionadas à retomada de um projeto ou ao planejamento de um projeto novo se tornam mais fáceis e práticas. Tanto as informações atuais quanto as históricas dão embasamento para que se decida pela confirmação ou pelo cancelamento de uma ideia. Tendo em mente quais foram as entradas e as saídas da empresa, o gestor se sente mais seguro para analisar a tendência de repetição de um episódio de fracasso ou de um caso de sucesso.

Conhecidas as vantagens do Fluxo de Caixa, conheça os itens que a compõem:

  • Inventário: Organiza as informações que serão inseridas na ferramenta. Os dados devem ser alocados entre 2 categorias diferentes – operacionais e investimentos.
  • Atualização contínua: Os dados a serem inseridos no Fluxo de Caixa devem estar primordialmente atualizados. Qualquer informação antiga ou falsa acarretará no comprometimento dos benefícios acima listados.
  • Definição de periodicidade: Os relatórios que são extraídos do Fluxo de Caixa carecem de periodicidade. Em outras palavras, cabe ao gestor da empresa decidir com qual frequência as informações devem ser extraídas para o acompanhamento de dados que o auxiliam nas tomadas de decisão.
  • Aquisição de programas: O controle do Fluxo de Caixa não precisa ser feito manualmente. Na verdade, existem programas e modelos de planilhas que se encaixam aos formatos mais distintos de negócio.
  • Time de contabilidade: Visto que os dados manipulados no Fluxo de Caixa são de cunho financeiro, a empresa deve contar com uma equipe de contadores capacitados. Igualmente, esses profissionais devem ser de alta confiança, já que terão contato com as informações financeiras mais íntimas do negócio.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*