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5 DIFERENCIAIS DE UM BOM CONTADOR

5 DIFERENCIAIS DE UM BOM CONTADOR

Assim como qualquer outra profissão, construir uma carreira consolidada e se tornar uma referência no meio contábil, tem os seus desafios. Principalmente para quem está iniciando no mercado – enfrentar grandes escritórios e profissionais consolidados, é algo desafiador – mas não impossível. 

Com o crescimento da tecnologia e das exigências dos clientes por consultoria contábil, a concorrência também aumentou proporcionalmente. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos algumas dicas que serão essenciais para você se destacar no mercado de contabilidade. 

  1. CONSULTORIA CONTÁBIL

Como dito anteriormente, esse é uma área que tem sido muito requisitada pelos clientes que buscam por serviços de contabilidade e, não menos importante, é necessário desenvolver algumas habilidades para competir no meio. A consultoria contábil faz parte da contabilidade do futuro, que utiliza de processos tecnológicos para otimizar o tempo gasto com serviços de apuração de tributos, tarefas burocráticas, entre outros.
O objetivo do profissional que presta consultoria contábil para uma empresa, é conquistar a confiança de seu cliente, como um conselheiro que está munido de todo o conhecimento necessário para alavancar e melhorar a parte financeira e burocrática da empresa.

Dentre as principais funções de um consultor, estão:

– Recomendações e conselhos para o crescimento da empresa
– Planejamento tributário (Mais de 80% dos empresários buscam como prioridade)
– Relatórios de desempenho
– Auxiliar na gestão financeira, entre outros.

Outro ponto importante é: seja o que o seu cliente está precisando! E isso, vai exigir do profissional, uma determinada expertise em ser bom ouvinte, bom conselheiro e saber antecipar algumas necessidades do negócio. Tenha em mente que – o simples fato de se preocupar com as vantagens tecnológicas, administrativas e comportamentais trazidas pela consultoria, já é um grande diferencial no mercado. Seja estratégico em suas escolhas! 

  1. ESTRATÉGIA E MÉTRICAS

Todo o planejamento estratégico realizado para os empresários, quanto para o seu próprio escritório contábil, além do gerenciamento de resultados, é muito importante. Você entende o peso de uma estratégia bem elaborada? Pois é!

É importante saber utilizar os dados a seu favor, analisando os negócios de forma sistêmica e não deixando passar nenhum dado disponibilizado, seja ele interno ou externo. Mas, não basta apenas adquirir esses dados, o ponto chave é saber interpretá-los da maneira certa! Esse será um dos seus maiores diferenciais: saber analisar dados de forma eficiente.
Para isso, existem ferramentas que podem facilitar muito o seu processo, então não se desespere! Pesquise os softwares, dashboards que servirão para automatizar e otimizar todo o seu trabalho. Dessa forma, sobrará mais tempo para as estratégias.
Tão importante quanto a estratégia, é saber se ela está realmente funcionando, por meio das métricas. Buscar feedback dos clientes a respeito dos serviços prestados e adotar metodologias como: fazer, checar e agir – são essenciais. Com esses dados, é possível identificar um problema durante o processo, um gargalo ou excesso de burocracia para o cliente, para logo em seguida pensar em ações que podem auxiliar nessas questões e colocá-las em prática. 

  1. INVISTA EM CONHECIMENTO

Você já possui um grande conhecimento sobre o meio empresarial em que está atuando? Se ainda não possui, essa é a hora de adquirir! Um bom profissional contábil não pode mais se contentar apenas com as habilidades técnicas adquiridas durante o curso ou durante algumas experiências – é necessário mais. 

Conhecer as ferramentas que podem ajudar o seu trabalho, dominá-las e estudar sobre o mercado e empresa que irá atender, também são importantes. Além disso, sem fugir muito do meio de atuação, é interessante conhecer um pouco sobre gestão de pessoas, gestão de empresas e administração – para saber avaliar de forma mais eficiente o negócio do seu cliente. Por isso, se mantenha sempre em constante aprendizado e atualização! Quanto mais atualizado e por dentro você estiver, mais destaque terá no meio contábil. 

  1. CONSTRUA UM BOM RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE 

Para manter a saúde do seu escritório e as contas em dia, é interessante pensar a longo prazo. Ou seja, não basta apenas captar os clientes, é preciso mantê-los, fidelizá-los, para garantir uma cartela consistente. Afinal, quanto maior for o seu tempo de atuação em uma empresa, maiores serão os conhecimentos para atuar e opinar sobre quais são as melhores ações a serem feitas. 

Conquiste a confiança, se mantenha sempre próximo e preocupado com os resultados, queira sempre receber um feedback, seja ele negativo ou positivo. Demonstre valor aos seus serviços e assim, sem dúvidas, o seu trabalho será diferenciado! 

  1. TENHA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Outro ponto muito importante para o seu negócio, é a forma como você irá divulgá-lo! A cada ano que passa, o marketing tem se tornado um ponto chave para todas as empresas que querem ganhar algum tipo de visibilidade e autoridade no ramo que atuam – e não é diferente para a contabilidade. 

Entenda a necessidade de um marketing pessoal, para ganhar a credibilidade que precisa enquanto profissional contábil, e o marketing empresarial para o seu escritório. Saiba se promover nas plataformas corretas e nas redes sociais, conquiste um nome e uma imagem profissional para zelar e, assim, aponte a visibilidade para o seu escritório também!

Assim como é importante que uma empresa busque um profissional para atender as demandas contábeis que possui, também é necessário buscar um profissional ou empresa de marketing preparados para atender às suas necessidades e alavancar a sua imagem/escritório! 

E aí, preparado para dar mais um passo em sua carreira e se tornar o profissional dos sonhos de toda empresa? Continue nos acompanhando para mais dicas! 

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