Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO SETOR DE CONTABILIDADE

IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NO SETOR DE CONTABILIDADE

Com o surgimento da pandemia causada pelo Covid-19, diversos setores tiveram que lidar com crises e grandes impactos  socioeconômicos – e isso já não é mais novidade, levando em consideração que estamos vivenciando esse acontecimento a mais ou menos sete meses. Com o setor de contabilidade não foi diferente. Houve mudanças e consequências. Mas, quais foram esses impactos?

Com o abalo econômico no país e a restrição causada pela pandemia, as empresas precisaram se reinventar e trazer adaptações para não fechar as portas. Além disso, as alterações legislativas – que não foram poucas – exigiram um novo modelo de cumprimento, por parte dos contadores. Poderíamos prolongar esse assunto em um longo e cansativo texto. Afinal, a lista de mudanças para todos os setores não é pequena, né?! Mas, vamos ao que interessa: quais foram as mudanças que impactaram a Contabilidade? 

A CONTABILIDADE NA PANDEMIA

Muitas mudanças aconteceram para o setor, principalmente por ser uma relação “direta”. A partida é atentar-se às mudanças tomadas com o intuito de amenizar os efeitos da pandemia – tanto federais, quanto estaduais. Então procure saber quais foram as mudanças no seu estado. Dentre as principais mudanças, estão: 

  1. Alteração e prorrogação no prazo de alguns tributos: o prazo para o pagamento do Simples Nacional (para as empresas optantes por ele), foi prorrogada, com datas de vencimento diferentes. Confira aqui o novo calendário de pagamento.

Os demais tributos que são apurados pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional possuem prazos diferentes. O vencimento possui uma prorrogação de três meses. 

  1. Aumento nos prazos: várias medidas foram tomadas aqui, mas dentre as principais estão a suspensão de diversas cobranças e suspensão de dívidas. Todos os procedimentos de cobranças foram suspensos, juntamente o envio de certidões de dívidas ativas aos cartórios. 
  2. Gestão de pessoas: sem sombra de dúvidas, a situação mudou para os funcionários também! Uma Medida Provisória e um projeto de Lei alteraram algumas regras trabalhistas, como: redução de jornada de trabalho, redução de salários, suspensão temporária de contratos, antecipação de férias, feriados, entre outros. 
  3. Fundo de garantia: para amenizar ainda mais os impactos do coronavírus para as empresas, uma medida provisória possibilitou ao empregador suspender/parcelar o FGTS, em até seis parcelas – independente da quantidade de funcionários.

COMO DEVO FAZER A MINHA PARTE COMO CONTADOR DURANTE A PANDEMIA

É provável que você, como profissional contábil, entenda a importância dos seus serviços para a saúde econômica de uma empresa, certo? Por isso, é importante mostrar a autoridade e o profissionalismo da sua empresa/serviço, e o que você pode oferecer para auxiliar essas empresas que estão enfrentando a crise tanto quanto você. 

Consulte todos os projetos de lei vigentes, os novos tributos, medidas provisórias e mantenha seus clientes informados sobre quais medidas tomar para amenizar a crise e não fechar as portas. Em um momento de crise financeira, o seu serviço e conhecimento, são a “luz no fim do túnel” para as empresas. O momento ainda é de crise e é preciso agir de maneira cautelosa e estratégica. 
Se você chegou até aqui e não é um contador, mas precisa de uma empresa de Contabilidade para acompanhar o seu negócio, nós podemos te ajudar!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*