Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

LEGISLAÇÃO CONTÁBIL: VOCÊ ESTÁ ATUALIZADO?

Se você chegou até este artigo, provavelmente já está por dentro do universo contábil e do quão variantes podem ser as leis e prazos que envolvem a contabilidade. Por isso, é importante se manter atualizado diariamente sobre toda mudança que acontece na legislação contábil, para não decepcionar os clientes e nem causar nenhum tipo de transtorno. Certo? 

Para te ajudar nessa missão, trouxemos alguns pontos importantes para você anotar. Mas, antes disso, vale lembrar que se você atende clientes de diferentes municípios e estados, o trabalho será ainda maior – pois você precisará se atualizar sobre a legislação de cada um. 

FAÇA UMA LISTA DOS PRINCIPAIS CANAIS DE INFORMAÇÃO

Se você ainda não possui o hábito de acompanhar diariamente os principais canais de informação, esse é o momento de começar. Antes de começar, é necessário avaliar quais são os canais e fontes interessantes dentro da realidade do seu escritório contábil, como o Conselho Federal de Contabilidade, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda e muitos outros. 

É de extrema importância, se atentar na relevância de cada canal e na veracidade das notícias, para não correr o risco de ser enganado por falsas mudanças. Mas, como desenvolver esse hábito? Crie uma lista com os principais canais, coloque em um lugar visível para você lembrar de visitar todos os dias, coloque na aba de favoritos do seu navegador, coloque lembretes em seu celular, ou desenvolva uma forma que seja mais eficaz para você não se esquecer. O importante é não deixar passar nenhuma atualização! 

MANTENHA SEUS CONHECIMENTOS EM DIA

Quem mantém o cérebro em constante aprendizado com especializações, cursos e treinamentos, normalmente está sempre em dia quanto às mudanças na legislação. Afinal, um bom curso para ser repassado, precisa estar atualizado. Por isso, essas são excelentes formas para ficar sempre em dia com as mudanças!

O ideal é buscar periodicamente por esses treinamentos e extensões que serão capazes de aperfeiçoar o seu trabalho e ainda deixar você por dentro de todas as atualizações na área contábil. 

AVALIE E COMPREENDA O CLIENTE

Um bom contador está sempre antenado em diferentes estudos de casos de outros profissionais da área, que podem compartilhar histórias e problemas semelhantes aos que você está enfrentando em sua empresa. Para isso, é importante manter contato com pessoas da área, que estão dispostas a compartilhar suas experiências e ajudá-lo a solucionar cada situação. 

Nem tudo é tão óbvio quanto parece. Por isso é importante receber uma opinião de fora e, ainda mais – conhecer profundamente o seu cliente e o caso particular em que ele se encontra. Apesar de, provavelmente, serem necessidades contábeis, não são iguais para todos os clientes. Cada caso tem uma particularidade e isso deve ser levado em consideração durante a consultoria. 

FAÇA BOM USO DA TECNOLOGIA

Muito além do que imagina, a tecnologia pode se tornar ainda mais parceira do avanço do seu escritório, sabia?


Faça bom uso dos softwares, plataformas e da própria nuvem para otimizar todo o trabalho da equipe e não correr o risco de perder algum tipo de atualização ou falhas humanas comuns. A tecnologia está aí justamente para isso, diminuir os erros humanos e facilitar ainda mais o nosso trabalho. 

Quanto mais eficiente e ágil você e seu escritório forem, maiores são as chances de reconhecimento e crescimento dentro do mercado contábil. Deseja entender mais sobre como crescer a sua empresa de forma saudável? Clique aqui e entre em contato conosco agora! 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*