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QUAL O CUSTO DE UM FUNCIONÁRIO?

O funcionário é de extrema importância para o ambiente corporativo. Qualquer empresa que deseja obter sucesso precisa fazer contratações, ou seja, incluir pessoas no seu negócio o ajuda a crescer e se projetar. Mas é preciso se organizar referente aos custos, antes de fazer essas contratações, para não entrar numa fria.

O custo de um funcionário para a empresa vai muito além do seu salário, existem tributos que fazem parte desta conta e que precisam ser levados em consideração. Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pela Confederação Nacional das Indústrias, ficou evidente que o custo efetivo de um funcionário para a empresa pode chegar a até 3 vezes o valor do salário pago ao trabalhador.

AFINAL, QUANTO CUSTA UM FUNCIONÁRIO?

Isso que vamos lhe detalhar neste artigo!

Salário, dissídio, INSS, FGTS e férias são apenas alguns dos direitos previstos para os empregados e que representam uma despesa a mais para a empresa. Para fazer a conta de quanto custa um funcionário para a empresa, é preciso considerar os gastos diretos da contratação, que são aqueles pagos diretamente para o contribuidor, salário e benefícios, e custos indiretos, que a empresa paga ao governo e encargos sociais exigidos por lei. Os benefícios vão variar de acordo com a categoria profissional. No exemplo que será dado neste artigo, será usado como base um salário de R$ 1.000,00

VALE-TRANSPORTE E VALE-ALIMENTAÇÃO

O primeiro gasto da empresa para além do salário está no vale-transporte. Do funcionário é descontado 6% do salário fixo, ou seja, no exemplo de R$ 1.000,00 será descontado do funcionário R$ 60,00. Se o funcionário precisa de R$ 391,60 de vale-transporte por mês, a empresa arca com a diferença. 

Para algumas categorias, o auxílio alimentação é determinado pelo sindicato em convenção coletiva. A empresa pagará 80% do valor do ticket alimentação, pois 20% são descontados do funcionário. Suponhamos que o ticket alimentação seja no valor de R$ 361,68 por mês, a empresa arcará com R$ 289,34.

A empresa também deve arcar com outras obrigações decorrentes de convenções coletivas, como plano de saúde, seguro de vida e contribuição ao programa de qualificação. Ao todo, esses acordos custam cerca de R$ 65,00.

ENCARGOS SOCIAIS

Quando a empresa contrata um funcionário, ela deve pagar 37% do valor do salário líquido com os chamados encargos sociais: 29% correspondem à contribuição ao INSS. Isso significa R$ 290,00. Outros 8% são destinados ao FGTS, ou seja, R$ 80,00.

Também é necessário pensar em gastos periódicos, mas que não acontecem todo mês, os principais deles são os pagamentos de férias e 13º salário. Na prática, é como se você tivesse que arcar com 8,33% mensalmente para chegar a 100% no final de 12 meses. O pagamento do 13º salário acrescenta mais R$ 83,30. Já as férias correspondem ao mesmo valor, com o adicional de 1/3, ou seja, mais R$ 110,10.

OUTROS CUSTOS

Supondo que a empresa custeie os uniformes dos funcionários, podemos acrescentar cerca de R$ 80,00 para cada trabalhador. Outras estimativas devem ser levadas em conta, como afastamento por licença-maternidade ou licença-paternidade, que correspondem a 1% ou a ausência por doença ou acidente de trabalho, que também soma 1% no custo. Também deve ser acrescido 3,5% de encargos em cima dessas cobranças.

CUSTO FINAL DE UM FUNCIONÁRIO

Somando todos os benefícios obrigatórios e encargos sociais, o custo de um funcionário que recebe um salário de R$ 1.000 é de R$ 2.514 para a empresa. É importante ressaltar que esse número não é proporcional: mesmo que o salário dobre, alguns gastos, como vale-transporte e auxílio alimentação, continuam os mesmos. Fazendo esse mesmo cálculo com um rendimento de R$ 2.000, o custo para a organização chega a R$ 4.205.

Caso a empresa opte pela sistemática do Simples Nacional, ela poderia ser isenta da contribuição ao INSS, fazendo o valor final chegar a R$ 2.150,00. A conta, é claro, só funciona no caso em que tudo dá certo: se acontecer um acidente ou se o funcionário for demitido, há outros encargos e despesas como demissão, treinamento de um novo colaborador e outros.

Sabendo qual o custo de um funcionário você é capaz de se organizar para reduzir gastos, programar investimentos e calcular a quantidade ideal de colaboradores necessários ao seu negócio. Assim, ele garante que a empresa consiga encarar um crescimento com a melhor relação custo-benefício, evitando que haja uma “superpopulação” de colaboradores ou um déficit de mão de obra, sobrecarregando os funcionários e abrindo brechas para processos trabalhistas.

Agora que você já sabe quanto custa ter um funcionário na sua empresa, você precisa levar em consideração os pontos que falamos até aqui e ainda se atentar em qual é a forma de contratação mais vantajosa para a sua empresa. E diante disso, ter a ajuda de uma consultoria financeira é uma ótima saída para que seu negócio não perca dinheiro e evite problemas com o fisco.

Aqui na MultCont, a gente faz a melhor consultoria para sua empresa ter sucesso e um crescimento estratégico. Auxiliamos em todo o processo e estamos juntos para seu negócio ter a melhor gestão contábil. Conte com a gente!

Se você chegou até aqui e gostou das dicas, continue acompanhando nosso blog. 

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