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OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: PROBLEMAS INTERNOS

Os problemas de comunicação no ambiente de trabalho são mais comuns do que parece. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ISMA Brasil (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 72% das pessoas estão descontentes com seus empregos.

Dentre os diversos motivos, um dos maiores é a falta de comunicação no trabalho em equipe, de gestores e da liderança. É tão grave que a falta de comunicação se tornou o problema número um das empresas.

Não é fácil criar um ambiente profissional agradável que corresponda às expectativas de todos ao mesmo tempo, mas com estratégias adequadas é possível amenizar os erros, os efeitos das diferenças e priorizar o desempenho, deixando os colaboradores mais satisfeitos.

OS DESAFIOS PARA MANTER BOAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO

Não importa o tamanho da sua empresa, a comunicação é um fator crucial para o sucesso. Os erros de comunicação são lacunas de informações entre o receptor e o comunicador de uma mensagem. Nas empresas, há exemplos claros desses erros.

Um líder que toma decisões sem consultar sua equipe, metas irreais que são impostas aos colaboradores sem sua participação, reuniões que são feitas sem dar abertura para ideias e questionamentos e negligência aos feedbacks, são os erros mais comuns que gestores e colaboradores cometem, gerando brigas, ruídos, funcionários doentes e insatisfeitos.

Para sanar esses e praticamente todos os erros de comunicação interna na empresa, é necessário se atentar a dois pontos: ouvir os colaboradores para alinhar as perspectivas do líder com a realidade operacional e eliminar os ruídos de comunicação para transmitir mensagens da melhor forma possível.

ELIMINANDO OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO

Essa é uma das principais falhas na comunicação interna, um colaborador fala A e o outro entende B. Para evitar a disseminação de informações equivocadas e negativas é preciso saber que o diálogo interno precisa ser organizado e objetivo. Ou seja, precisa contar com profissionais qualificados para realizar a função de repassar informações ou centralizá-las, por exemplo no aplicativo de comunicação da empresa ou quadro de avisos.

OUÇA SEUS COLABORADORES

Um colaborador que é ouvido pela empresa trabalha com mais entusiasmo, se sente parte do negócio e confortável para dar novas ideias. Quando o funcionário é reprimido, ele não se sente parte da empresa, provocando insatisfação e tarefas mal executadas. A troca de ideias pode ser feita em reuniões mensais, com um tempo para ouvir os feedbacks e apresentar os próximos passos da empresa. Atitudes e propostas desse tipo evitam brigas internas e descontentamento com os gestores.

Ao melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, a cultura da empresa é fortalecida, a rotatividade é reduzida e o clima organizacional é aprimorado, evitando conflitos e consequentemente aumentando a produtividade.

Se você chegou até aqui e gostou das dicas, continue acompanhando o nosso blog!

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