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PLANEJE O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

Pense em momentos grandes que você já viveu, pode ser uma viagem com toda a família, o nascimento de um filho ou até uma enorme festa de casamento. Todos estes momentos precisaram de preparo, tempo e principalmente, planejamento. Imprevistos acontecem, mas o planejamento facilita até mesmo os imprevistos.

Nos negócios não é diferente. Assim como na vida pessoal, surpresas positivas e negativas fazem parte do caminho, mas o planejamento vai ajudar bastante a garantir um futuro mais seguro. Mas, afinal, o que é um plano de negócios?

É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente, pontos fortes e fracos do negócio.

Para fazer o seu plano de negócios, nós indicamos o PNBOX, que é um plano de negócios totalmente digital do Sebrae. O PNBOX funciona como uma caixa de ferramentas, que contém 14 princípios:

  1. Proposta de valor;
  2. Análise concorrência;
  3. Quadro de experimentação;
  4. Gerador de personas;
  5. Indicadores financeiros;
  6. Jornada do cliente;
  7. Ganhos;
  8. DRE;
  9. Canais de aquisição;
  10. Custos;
  11. Funil de vendas;
  12. Investimento;
  13. Segmento de mercado;
  14. Simulador de resultados.

Vamos descrever para você um pouquinho sobre cada uma destas ferramentas. Ao final, você vai conseguir criar o seu Plano de Negócios sem nenhuma dúvida.

MERCADO E CLIENTE:

Segmentar o mercado significa identificar grupos de clientes com perfis e necessidades semelhantes e alinhadas à sua proposta de valor. Nessa etapa, é definido se o seu cliente ideal tem um gênero específico, em que região mora, em que faixa etária ou classe social se enquadra. Tudo isso deve ser considerado nessa etapa do seu plano, com o máximo de detalhes possível.

GERAÇÃO DE PERSONAS:

Após definir o segmento ou o nicho de mercado em que você irá atuar, o próximo passo é criar personas para o projeto. Personas, são representações do seu cliente ideal. Elas são como personagens, criados por você, mas não totalmente inventados, pois devem considerar características e padrões que você sabe que seu cliente tem.

JORNADA DO CLIENTE:

A Jornada do Cliente é o caminho que o seu consumidor percorre, começando antes do primeiro contato com sua empresa, passando pelo momento da compra, até o contato pós-venda. No Plano de Negócios, você deve mapear a jornada que trará um cliente até seu produto ou serviço.

PROBLEMA E SOLUÇÃO:

Você já deve ter ouvido falar sobre entregar valor ao cliente. A Proposta de Valor é tudo o que diferencia e torna um negócio ou um projeto importante para o seu público. Basicamente, estamos falando das características e os benefícios que levam o cliente a optar por uma marca, e não por outra. Reflita bastante e registre, de forma bem direta, a sua Proposta de Valor no planejamento.

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA:

Como a sua empresa, seus produtos ou serviços se diferenciam do que existe no mercado? Nesta etapa do plano, você vai colocar no papel o que os concorrentes representam para o seu negócio e como você vai se diferenciar. Avalie com cuidado os seus pontos fortes e fracos com o intuito de pensar em ações que vão fazer o cliente escolher o seu negócio.

QUADRO DE EXPERIMENTAÇÃO:

Testar ideias antes de executá-las ajuda em dois pontos cruciais: é possível verificar sua chance de dar certo e avaliar potenciais melhorias. Por isso, seu plano deve conter um quadro de experimentação. Essa ferramenta registra e ajuda a testar hipóteses importantes para o funcionamento do negócio. Crie experimentos, priorize-os, simule resultados e registre o aprendizado durante esse processo.

CANAIS DE VENDAS

Os Canais de Aquisição são os meios pelos quais o consumidor pode comprar seu produto ou contratar seu serviço. Podem ser diversos: loja física, e-commerce, Instagram da sua empresa, WhatsApp ou qualquer outro meio que você utiliza para vender. Na hora de fazer o Plano de Negócios, busque encontrar os canais que demandam menor esforço, tanto seu, quanto do cliente.

FUNIL DE VENDAS:

O Funil de Vendas é como você pode visualizar o caminho de compra de clientes. O funil é dividido em topo, meio e fundo. Enquanto está no topo do funil, o cliente ainda não conhece bem as soluções que podem resolver o seu problema. Na fase do meio, futuros clientes foram mais educados sobre as opções do mercado e estão mais perto da etapa designada fundo, em que se dá a consideração e a decisão de compra.

FINANÇAS:

Os investimentos devem constar no Plano de Negócios para mostrar a viabilidade financeira da empresa, desde seu início até o dia a dia. Todo investimento, o capital de giro e o estoque inicial devem constar aqui. Assim, você vai construir uma visão completa de todo o investimento necessário e empregado no funcionamento da empresa.

GANHOS:

Nessa etapa do plano, registre todos os produtos e/ou serviços que você vai oferecer ou já oferece a seus clientes. Além disso, o Plano de Negócios pede que você registre ainda a receita que deve entrar na empresa. Projetar suas vendas, criar metas é um trabalho importante para o negócio. Assim, você consegue ter a visão necessária para avaliar a viabilidade do negócio como um todo, além de projetar melhor o seu futuro com base nessas previsões.

É importante lembrar que o Plano de Negócios pode ser repensado. Ou seja, você pode acrescentar, retirar e reformular as informações contidas nele ao longo do tempo. Entenda a sua empresa no presente e saiba quais são as melhores decisões para o futuro.

Acompanhe nosso blog para mais dicas!

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