Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

VOCÊ DELEGA OU DELARGA?

5 DICAS PARA VOCÊ DELEGAR E NÃO DELARGAR

Saber delegar é umas das competências fundamentais e principais na gestão de pessoas. Contudo, ainda é muito comum a confusão entre delegar e delargar funções e as consequências desse equívoco podem gerar diversos problemas no ambiente de trabalho.

Primeiramente, vamos entender a diferença no significado desses dois temos. Delegar é o mesmo que conceder poderes ou obrigações a uma outra pessoa, no caso, o liderado, acompanhando o processo de execução, auxiliando e supervisionando. Já delargar é um neologismo de delegar e acontece quando o gestor atribui uma atividade sem se preocupar com os processos que envolvem o seu início, desenvolvimento e finalização, sem acompanhar o desempenho e eficácia do colaborador, transferindo ao liderado a autoridade na execução da atividade.

Segundo Dale Carnegie: “Os maiores êxitos profissionais devem-se à habilidade para dirigir as pessoas”, e ao delargar, o líder anula seu papel, podendo gerar problemas na execução e no resultado final da atividade, além de muitos líderes terem a tendência de colocar a culpa da falta de resultado no colaborador que não foi bem supervisionado.

Delegar é muito mais complexo que atribuir funções ou tarefas: é desenvolver e acompanhar todo o processo, fazer girar esse ciclo, sabendo a hora de entrar e sair de cena. 

A seguir vamos te dar algumas dicas importantes para você ser a pessoa que delega e não delarga. Confira:

  1.  Encare a delegação de atividades como uma oportunidade de desenvolver as pessoas de sua equipe;
  2. Prepare-se para delegar: defina o que será uma tarefa bem-sucedida e quem da sua equipe é a pessoa mais adequada para se desenvolver com a tarefa;
  3. Estabelecer prazos e metas, se preocupar com as dúvidas, comunicar-se eficientemente e não ficar no caminho do colaborador (deixar que ele se desenvolva);
  4. Dê um prazo realista, ou seja, mais tempo do que você mesmo precisaria para a mesma tarefa;
  5. Monitore, mas não fique obcecado com as tarefas que foram delegadas, estabeleça pontos de verificação e esteja disponível para tirar dúvidas.

O PODER DA DELEGAÇÃO OU DA DELARGAÇÃO

Existem vários benefícios em delegar, mas o maior poder dessa ferramenta é o reconhecimento.

Nada é mais poderoso do que praticar a arte do reconhecimento profissional e pessoal com seu liderado, estimulando-o e motivando-o, delegando algo realmente desafiador e importante para a instituição, para sua equipe e principalmente para ele.

Quando você credita a alguém uma tarefa desafiadora, você transmite uma mensagem direta de que confia naquela pessoa, sabe que ela é capaz e, principalmente, que você a escolheu perante todos os outros colaboradores para cumprir aquela função. Essa forma de reconhecimento aumenta a cada entrega de trabalho bem-sucedido e possibilita novas delegações, para novos objetivos, ou seja, é algo cíclico e poderoso.

O contrário também é verdadeiro, por isso, o perigo de delargar, já que o efeito é completamente inverso: você dar a um liderado algo que ele não é capaz de fazer, sem nenhuma supervisão, causa desmotivação pessoal, trazendo a sensação de incompetência e incapacidade.

Por fim, conheça seus liderados e delegue, pois delegar é um exercício que deve ser praticado diariamente.

E aí, aprendeu a diferença entre delegar e delargar? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas valiosas e se tornar um líder excelente!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*