Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

FALÊNCIA: PRINCIPAIS ERROS E COMO EVITAR?

Quando se decide empreender, é comum que se tenha a visão de longevidade para o negócio, afinal, é nele que investimos recursos, tempo e esforço para garantir seu crescimento e sucesso. No entanto, a realidade é que muitos empresários não antecipam o cenário de falência que atinge milhares de negócios no Brasil a cada ano.

Segundo levantamento recente do Serasa Experian, no início do segundo semestre deste ano, cerca de 6,5 milhões de empresas estavam com as contas atrasadas, com dívidas que somavam algo em torno de R$117,5 bilhões. 

Para evitar que sua empresa entre nesse levantamento, é fundamental conhecer os principais fatores que levam ao encerramento das operações e as maneiras de evitá-los.

1. Falta de Conhecimento no Setor de Atuação

Empreendedores com pouco conhecimento ou experiência no setor em que atuam têm maior probabilidade de enfrentar falência em seus negócios, conforme destacado pelo Sebrae. Isso não significa que você precise se tornar um especialista absoluto, mas é crucial adquirir conhecimento prático antes de se dedicar inteiramente ao seu empreendimento.

É aconselhável trabalhar como funcionário em empresas do mesmo ramo, trocar ideias com profissionais mais experientes, realizar experimentos em menor escala para entender o funcionamento cotidiano ou até mesmo participar de cursos que ofereçam insights sobre a área escolhida. O importante é obter conhecimento de várias fontes para enfrentar os desafios universais do empreendedorismo e os desafios específicos do seu setor.

2. Abrir um Empreendimento Sem Capacitação

Iniciar um negócio próprio é muito diferente de trabalhar para uma empresa já estabelecida, exigindo uma preparação sólida para enfrentar os desafios do ambiente empresarial. De acordo com o Sebrae, entre as empresas que não sobrevivem, há uma proporção significativamente maior de empreendedores que não receberam nenhum tipo de capacitação.

O Sebrae oferece uma ampla variedade de cursos gratuitos e online abrangendo tópicos como marketing, legislação, gestão financeira, definição de preços para produtos e serviços, liderança e muitos outros. A busca por capacitação é um investimento fundamental para o sucesso a longo prazo de seu negócio.

3. Ignorar a Etapa de Planejamento

Os dados do Sebrae revelam que 17% das empresas não têm nenhum tipo de planejamento, enquanto 56% possuem planos apenas para os próximos seis meses. Para evitar a falência, é essencial dedicar tempo ao desenvolvimento de planos abrangendo todas as áreas da empresa, considerando prazos curtos e longos.

Ao ter metas claras e bem definidas, você estará mais preparado para enfrentar os desafios que surgirem ao longo do caminho.

4. Operar com Inadimplência

Ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado é desvantajoso, mas ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com restrições financeiras pode ser desastroso. No Brasil, em 2023, mais de 6,5 milhões de empresas estão em situação de inadimplência, de acordo com um estudo da Serasa Experian.

A inadimplência pode obstruir o acesso ao crédito em momentos cruciais para o negócio, potencialmente levando à falência. É essencial estabelecer uma gestão financeira focada em manter finanças equilibradas e criar um plano para liquidar dívidas o mais rápido possível.

5. Falha em Atualizar o Empreendimento

Empresas que demonstram pouco interesse em aprimorar suas operações enfrentam maior risco de falência, de acordo com pesquisas do Sebrae. Isso destaca a importância de não se contentar com resultados positivos sem acompanhar as tendências do mercado.

É fundamental criar um fundo financeiro para atualização e acompanhar os avanços do setor. Ouvir os clientes e adaptar-se às suas necessidades, sem perder a essência do negócio, é uma estratégia valiosa.

Segundo levantamento recente do Serasa Experian, no início do segundo semestre deste ano, cerca de 6,5 milhões de empresas estavam com as contas atrasadas, com dívidas que somavam algo em torno de R$117,5 bilhões. Além disso, 3,8 mil empresas brasileiras entraram em recuperação judicial no 1º semestre de 2023.

COMO EVITAR ESSES ERROS?

A assessoria contábil é uma aliada valiosa para manter a saúde financeira da sua empresa, pois detecta a elevação da inadimplência no negócio e propõe alternativas, orienta sobre a captação de recursos, taxas de juros, controle de prazos e vencimentos, e reorganização financeira, ajuda na adoção de práticas preventivas.

Lembre-se de que, empreender é uma jornada desafiadora, mas com as estratégias certas, você pode alcançar seus objetivos e prosperar.

Entre em contato com a Multcont para saber mais e continue acompanhando o nosso blog!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*